terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Limpador de parabrisas! Quem diria?


- A revisão do carro está pronta. Tomei todos os cuidados necessários e agora podemos viajar, com segurança. Vamos?

- Você fez a revisão completa? Aferiu, por exemplo, se o limpador de pára-brisas estava perfeito?

O diálogo parece sem sentido. A idéia de revisão que sempre fazemos, inclui peças essenciais, partes componentes cuja falha implica em risco e, dessa forma, parece tolice se cobrar de quem procedeu a uma revisão do automóvel, se o limpador de pára-brisas estava ou não em ordem. Mas, convenhamos, se não estiver e se falhar e se esse incidente acontecer em noite de chuva e neblina, a sensação de perda é imensa e, nesse caso, uma peça que quase ninguém da mesma se lembra, mostra-se imprescindível. A importância de pequenos detalhes é sempre essencial, mas não apenas quando se revisa um veículo, como também quando nos perguntamos se, efetivamente, cuidamos bem do cérebro de nossos filhos. Cuidar do cérebro, guardando-se as devidas proporções, evoca revisão completa e esta não pode esquecer detalhes, mesmo os que parecem ser de reduzida relevância.

Para que uma criança ou um adolescente aprenda é essencial que seu cérebro esteja em ordem e a qualidade dessa ordem não envolve apenas estudo e memória, significações e associações, pensamento e consciência, atenção e linguagem, emoções e motivações. Além destas, existem outras “peças” que parecem irrelevantes, mas que tal como o limpador de pára-brisas, ajudam o funcionamento geral. É por essa razão que quando esperamos pelo bom desempenho nas aulas e nas provas, jamais podemos esquecer de alguns fundamentos essenciais para o cérebro, como por exemplo:

A atividade física moderada jamais pode ser esquecida. Pesquisas recentes comprovam que o exercício físico é excelente agente estimulador da produção de neurônios e, se realizadas com equilíbrio, representa excelente ajuda para a agilização das sinapses, essenciais a aprendizagens significativas.
Uma alimentação rica em cereais, frutas, peixes, verduras, legumes e iogurtes, nunca esquecendo um espaço máximo de quatro horas entre uma e outra pequena refeição, constituem importante “combustível” cerebral.
Sono suficiente e reparador. O cérebro necessita descansar e quando isso ocorre de forma sistemática, sua capacidade e reação aumentam. Nada ajuda melhor um bom aprender que um bem dormir.
Desafios para a memória, exercitando atividades diversas, lendo não apenas o que os professores obrigam, buscando palavras novas, conversando assuntos diversos e, sobretudo, rindo bastante e preservando estado freqüente de alegria ajuda bastante às reações cerebrais e estimulam diferentes inteligências.

A relação entre excelentes alunos e boas pessoas não é ocasional. Não mais se aceita o estereótipo conservador de que o estudante certo era o “rato de biblioteca”, distante da alegria, fechado em espaços limitados, restrito da solidariedade alegre e amiga. A cabeça funciona sempre muito bem, quando a respeitando, respeita-se o corpo. O pára-brisa para o carro pode não parecer imprescindível, mas custa tão pouco cuidar de coisas pequenas que nem por assim serem, deixam de ser essenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário