quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O município de Nuves Douradas


O município de Nuvens Douradas não existe.

Não existe, mas poderia existir. Como não é realidade concreta, pode estar situado em qualquer Estado brasileiro. Possui cerca de 15.000 habitantes, mas outra população, maior ou menor, é também plausível. Márcia Helena, a Prefeita, na segurança de mais de 90% de aprovação popular, indicou a professora Rosa, como Secretária de Educação. Não poderia haver escolha mais sábia, indicação mais unânime.

O primeiro ato da nova Secretária foi convocar sua equipe e discutir qual sistema de valores se desejava para que os alunos da rede municipal alcançassem nos próximos quatro anos. Ouviram especialistas, debateram muito, leram educadores, filósofos, sociólogos e concluíram que seria muito bom se os alunos:

·        Pudessem privilegiar a singularidade da pessoa humana, respeitando-se a individualidade de cada um e compreendendo que os alunos são diferentes e, portanto, expressam formas diferentes de aprender. Em síntese, a defesa ilimitada da tolerância às diferenças;
·        Valorizassem a autonomia, a responsabilidade pessoal e a internalização de princípios de respeito ao outro, compreensão das diferenças e observância de que viver em sociedade pressupõe assumir regras e fazer das mesmas uma linha de procedimento coerente. Descobrir e estimular a igualdade de direitos de todas as pessoas para além das diferenças de sexo, classe social, etnia ou opções de gostos;
·        Valorizar a cooperação, prestatividade, solidariedade. Compreender que toda pessoa possui valores e pode fazer dos mesmos, ferramenta de solidificação do quadro de valores do município. Desenvolver-se a prática do diálogo, a solução pacífica dos conflitos, a negociação democrática.
·        Compreendessem que a escola educa, mas não pode completar sua missão sem apoio de parcerias com toda comunidade e que dessa forma Nuvens Douradas seria uma comunidade educativa onde cada cidadão seria responsável por um papel e que a linha de ação do mesmo deveria emergir das escolas municipais;
·         Descobrissem que a vida é obra a ser realizada através da prática de um projeto pessoal, mas que este projeto necessita se inspirar no equilíbrio, respeito aos outros, as próprias limitações, ao prazer de criar e a alegria de viver.

Definidas as metas, Rosa buscou caminhos para transformá-la em realidade.

Avessa a valores que não se concretizassem no cotidiano buscou saber de cada professor em “quais momentos, oportunidades e circunstâncias” a matéria ensinada aos alunos praticassem experimentos que buscassem esses ideais. Definiu-se com os professores – da Educação Infantil ao Ensino Médio – os instantes de concretização das metas, detalhando-se o real papel da Matemática e da Geografia, da História e da Língua Portuguesa. Da Educação Física e das Ciências e das demais disciplinas nessa busca. Destacou que jamais se ensina um conteúdo pela singeleza da informação, mas pelo uso da mesma como elemento de transformação pessoal e social. Na oportunidade em que os professores buscavam ações em lugar de teorias e experiências ao invés de discursos, Rosa conclamou outros munícipes para cobrar igual busca. Como o Supermercado, por exemplo, poderia transformar-se em célula educativa? Qual papel caberia a outros servidores, à família, às igrejas, aos sindicatos na construção desse caminho?

Claro que não foi fácil, é evidente que surgiram opositores e nem foi preciso colocar em dúvida que a transformação do Sistema de Valores em conduta coletiva passou por acidentes e percalços. Rosa não era ingênua, mas a vida ensinara-lhe que quando não se sabe qual o caminho a percorrer é sempre difícil criticar a tentativa de passos.

Impossível saber o final desta crônica.

Como no início se disse, Nuvens Douradas não existe e assim tudo quanto o papel aceita, cabe como conclusão. O que em essência aqui se procurou dizer é que não importa que Márcias Helenas, Rosas e Nuvens Douradas sejam apenas sonhos, o que em verdade importa é que algum dia, em algum lugar, de alguma maneira, alguns tentarão transformar sonhos em realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário